domingo, 5 de setembro de 2010

FOTOS: Maracanã se despede do público com um 'volto já'




Jogo entre Flamengo e Santos foi o último antes do fechamento para as obras visando à Copa do Mundo de 2014

Enfim, profissionais no mundo do apito


Árbitragem belga revela projeto para reconhecimento mundial da categoria


retweet
A arbitragem foi muito questionada na Copa, como no jogo entre Inglaterra x Alemanha. No destaque, o árbitro belga Frank de Bleeckere (Crédito: Reuters)

Rodrigo Cerqueira
EM BRUXELAS (BEL)


Novos estádios, sistema de transporte reformulado, aeroportos novinhos em folha. Estes são os sonhos do torcedor para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Porém, a competição terá outra e importante novidade. O árbitro belga Frank De Bleeckere, que foi relacionado pela Fifa para os Mundiais de 2006 e 2010, afirmou ao LANCE! que sairá do papel o projeto de profissionalização dos árbitros de futebol.

De acordo com De Bleeckere, quem confirmou tal informação foi Joseph Blatter, presidente da Fifa. Depois de vários erros graves durante a Copa do Mundo da África do Sul, o dirigente deixou claro que a entidade precisava tomar atitudes para evitá-los, mas não avançou na questão tecnológica. Um dos caminhos, então, é profissionalizar a arbitragem.

BRASIL JÁ TENTOU A PROFISSIONALIZAÇÃO, CONFIRA:

De Bleeckere faz parte do quadro da Fifa desde 2001. Trabalhou em jogos da Liga dos Campeões, foi o árbitro da final da Supercopa da Uefa em 2009 e comandou jogos nas Copas de 2006 e 2010. Com satisfação, o belga explica a alegria com a nova tendência na arbitragem.

– É muito importante para a categoria. Eu mesmo tenho outra profissão, preciso trabalhar todos os dias da semana. Só tenho folga na quarta-feira. E ainda tenho de me dedicar à arbitragem. Claro que isso não pode ser usado como justificativa pelos graves erros, mas, com uma arbitragem profissional, a tendência é melhorar cada vez mais. Os árbitros terão de se preocupar apenas em cumprir o papel deles em campo – afirmou.

De Bleeckere deixou claro que ainda não sabe quando o projeto sairá do papel. O juiz também não deu detalhes da iniciativa. Porém, ouviu garantias de que a profissionalização estará em vigor em 2014: – Acredito que isso deverá estar em prática em breve. A Fifa sempre faz testes e vários estudos sobre tudo o que implementa no futebol. Nesse caso, não será diferente.

Em julho, a Fifa anunciou testes com a presença de mais dois assistentes, que ficarão atrás do gol. Já o uso da tecnologia da arbitragem será debatido pela entidade.

BATE-BOLA COM JORGE PAULO ALVES (PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS ÁRBITROS DE FUTEBOL - ANAF - ATÉ AGOSTO)

1 - Como está o andamento do projeto de lei para profissionalização da arbitragem?

JORGE PAULO ALVES - Na estaca zero. O deputado Edinho Bez tomou a frente no projeto, mas houve uma dissonância em relação ao texto proposto por ele, que beneficiava apenas os árbitros formados em Educação Física. Com isso, aproximadamente 20% dos juízes seriam atingidos, o que émuito pouco. Então, o texto terá de ser refeito.

2 - Mesmo fora da Anaf, você continua à frente nessa questão?

JORGE PAULO ALVES - No momento, não. A nova diretoria pediu para que continuasse, mas ainda não há nada definido. Vamos ver mais adiante como ficará essa situação.

3 - Francamente, você acredita que o projeto de lei pode ser aprovado em curto prazo?

JORGE PAULO ALVES - Não vejo isso acontecendo. Para começar, a primeira entidade que é contra a profissionalização é a própria CBF. A CBF não tem interesse que isso aconteça. Prova disso é o episódio com a Diadora, em que eles não deixaram que acertássemos um contrato de patrocínio. Depois, a CBF acertou um próprio, que ninguém sabe como funciona ou em que beneficia os árbitros. Hoje, é uma entidade que apenas promove cursos para árbitros e assistentes, o que, na verdade, é uma obrigação dela, não um favor.