terça-feira, 10 de agosto de 2010

Brasileiros conquistam três medalhas no Mundial de Tiro de Munique


A equipe brasileira de tiro esportivo militar está disputando o 50º Campeonato Mundial de Tiro Esportivo, que acontece até o dia 11 de agosto (quarta-feira), em Munique, Alemanha, que distribui um total de 69 vagas para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.

já foram três medalhas conquistadas pelos atletas brasileiros no fim de semana.

Sábado, dia 7, o Tenente Coronel Aviador Julio Almeida, da FAB, conquistou a medalha de bronze com a pistola de 25m. Domingo, no fogo central por equipes, a equipe brasileira formada por Julio Almeida, Emerson Duarte e José Carlos Batista conquistou a medalha de ouro, com 1.748 pontos, ao superar os franceses e os sul-coreanos, prata e bronze, respectivamente.

No domingo, 8, o mesmo Julio Almeida voltou a subir ao pódio, dessa vez no fogo central individual. Ele marcou 586 pontos contra 589 do russo Leonid Ekimov, que ficou com o título.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, Ekimov teve grande atuação, mas não alcançou o pódio – ficou em quarto lugar na pistola rápida e em quinto na pistola de ar 10m. Em Munique, considerada a capital do tiro esportivo mundial, o norueguês Paal Hembre ficou com a medalha de bronze ao totalizar 585 pontos.

Recordes

O Brasil teve ainda dois recordes quebrados pelo Cap Harrison da equipe de arma longa, estabelecendo a nova marca de 572 pontos na Prova de Fuzil Standard 300m e 580 pontos na Prova de Fuzil Deitado 300m.

É a primeira vez na história do tiro brasileiro que uma delegação ganha três medalhas, sendo 1 de ouro por equipe, 1 de prata e outra de bronze no individual.

Com duas medalhas de prata em Jogos Pan-Americanos (no fogo central em Mar Del Plata-1995 e na pistola de ar no Rio-2007), Julio Almeida é o grande destaque do tiro esportivo brasileiro na atualidade. No Campeonato Sul-americano desse ano, disputado em Medellín, Colômbia, ele conquistou seis pódios.

O Mundial de Tiro Esportivo é realizado de quatro em quatro anos e, por isso, é considerado como o maior evento da modalidade desde os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Esse ano, o Campeonato bateu todos os recordes de participação por se tratar do Cinquentenário da Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF).

Além disso, a competição faz parte da preparação da equipe brasileira visando o 45º Campeonato Mundial Militar de Tiro, que acontecerá em novembro, no Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense, em Deodoro, Rio de Janeiro, e os 5º Jogos Mundiais Militares, que acontecerão em julho de 2011, também na Cidade Maravilhosa.

Nenhum comentário: