quarta-feira, 16 de junho de 2010

Maracanã completa 60 anos






Saiba um pouco mais sobre o estádio mais tradicional do Brasil


O Maracanã completa 60 anos nesta quarta-feira, 16. Em uma data mais que especial, que tal saber um pouco mais sobre a história de um dos estádios mais emblemáticos do mundo? Em 16 de junho de 1950 o Maracanã - o nome significa "semelhante a um chocalho" em tupi-guarani, devido ao som de pássaros que viviam por ali, chamados Maracanã-guaçu - foi inaugurado para que pudesse sediar a Copa do Mundo. O estádio recebeu o nome de Mário Filho, jornalista e grande incentivador da obra.



Veja FOTOS do estádio!



O primeiro jogo aconteceu no dia seguinte a inauguração, com um amistoso entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo e o primeiríssimo gol no campo foi marcado pelo carioca Didi. A Copa do Mundo de 1950 foi iniciada no dia 24 de junho, com goleada da seleção brasileira contra o México, por 4 x 0. Mas o vencedor desta Copa foi o Uruguai, superando o Brasil na final por 2 x 1.



O Maracanã foi palco de muitos dos maiores jogadores brasileiros. A primeira vez em que Pelé jogou pela seleção brasileira foi lá, em 1957. Em 1961, fez o primeiro "gol de placa" e, em 19 de novembro de 1969, marcou ali seu milésimo gol. Garrincha teve uma de suas maiores atuações na conquista do primeiro título do Botafogo, sete anos após a inauguração do estádio. Mas é de Zico a marca de maior artilheiro do "Maraca": 333 gols em 435 partidas.


TESTE: O que você entende de futebol?



Nem só de futebol vive o estádio. O Maracanã sediou cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, além de shows de artistas internacionais e nacionais como Frank Sinatra, Kiss, Tina Turner, Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney e Ivete Sangalo. Em 2008, o estádio foi, pela primeira vez, palco de um jogo final da Taça Libertadores da América.


Uma série de ações realizadas pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer marcarão as comemorações de um dos mais emblemáticos estádios do Mundo. A estátua do Bellini ganhará iluminação especial, em tons de verde e amarelo, na noite do dia 16. Uma exposição foi idealizada, na Tribuna de Honra, para homenagear os 60 anos do estádio, com fotos antigas, a bola e rede do gol 1000 do Pelé, entre outras peças. A exposição estará aberta ao público a partir do dia 17/6.


Após diversas obras de modernização, a capacidade atual do estádio é de 87.101 mil espectadores, com isso, o Maracanã é, hoje, o maior estádio do Brasil. Se você acha muito, imagine que no jogo Brasil 1 X 0 Paraguai, em 1969, a capacidade era de 183.341 pessoas. O campo tem medidas oficiais de 110m x 75m numa área de 186.638m².


No aniversário de 50 anos do estádio, em 2000, foi inaugurada a Calçada da Fama, onde os maiores craques que passaram pelo Maracanã deixaram sua marca. Estão lá: o Rei Pelé, Zico, Garrincha, Rivelino, Didi, Eusébio, Beckenbauer, Romerito, Figueroa, Ronaldo Fenômeno, Roberto Dinamite, Jairzinho, Carlos Alberto Torres, Gerson entre outros. Marta é a única mulher da lista e deixou sua marca após a conquista da medalha de ouro nos XV Jogos Pan-Americanos, em julho de 2007.


O Maracanã é aberto a visitação do público e certeza de um passeio inesquecível. A história é contada através dos anos e os visitantes podem pisar no famoso gramado do estádio carioca. De acordo com dados da Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), em média 6.794 pessoas visitam o estádio.


A visita é aberta diariamente, das 9h às 17h, inclusive feriados. A entrada custa R$ 20,00. Estudantes e moradores do Rio de Janeiro pagam meia, com devidos documentos comprovando matrícula ou residência na cidade. Idosos e portadores de necessidades especiais não pagam. O estacionamento é gratuito. Para mais informações a Suderj disponibiliza o telefone 2334-1705, das 9h30min às 17h.

Nenhum comentário: