quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O curioso caso da tabela do Brasileirão


A tabela do Campeonato Brasileiro tem peculiaridades envolvendo os jogos restantes de Atlético e Cruzeiro que são dignas de registro.
O Galo enfrenta nada menos que seis dos oito primeiros colocados da tabela, nesta reta final de Brasileirão. Com o detalhe de que os outros dois melhores são ele próprio e o Cruzeiro, adversário da rodada passada. É promessa de muita dificuldade. A começar pelo jogo do próximo sábado, contra o São Paulo, no Morumbi. Vice-líder do campeonato, o Tricolor vem de dois maus resultados e não deve oferecer moleza para os comandados de Celso Roth. O Galo pega ainda Goiás e Palmeiras, fora de casa, e Flamengo, Internacional e Corinthians, no Mineirão. Os outros jogos do Atlético são contra Fluminense e Coritiba, na casa do adversário, e contra o Vitória, em Belo Horizonte.
Se por um lado, o Atlético vai encarar os melhores times do Campeonato, por outro, vai pegar os adversários diretos na disputa pelo título e pela vaga na Taça Libertadores, continuando, portanto, a depender apenas de suas forças para conseguir seus objetivos, já que, além de somar pontos com as vitórias, vai empurrar pra baixo seus concorrentes.
Cruzeiro
Já o lado azul de Belo Horizonte tem pela frente a outra parte da tabela nos últimos jogos do Brasileirão. Dos oito últimos colocados na classificação, ou seja, times que ocupam do 13ª ao 20ª lugar, o Cruzeiro joga com nada menos que sete deles: Botafogo, Santo André, Fluminense e Coritiba, no Mineirão; e Sport, Atlético-PR e Santos, fora de casa. A exceção é o 18º colocado Náutico. Os dois adversários fora da zona de perigo são Corinthians, em São Paulo, e Grêmio, em BH.
Há também prós e contras nesta situação. Se os próximos adversários são times teoricamente mais fracos, são também os mais desesperados, ou seja, aqueles que suam sangue e vendem muito caro cada derrota.
Mas acaba que, para Atlético ou para Cruzeiro, tanto faz o adversário neste fim de Brasileirão. O que ambos devem fazer é vencer seus compromissos para cumprir seus objetivos, seja título ou seja vaga na Libertadores. Para dar à torcida mineira reais motivos para comemorar neste fim de ano.

Nenhum comentário: